MASCFacebookInstagram

Marca GOV 110px

 

A terceira edição do projeto Gerações do Masc terá como tema a obra do pintor Hiedy de Assis Corrêa, ou simplesmente Hassis. Na próxima terça-feira (30/6), às 16h30min, o Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) receberá Leilah Correa Vieira, filha do artista, e Denilson Antonio, colaborador da Fundação Hassis, para um encontro que proporcionará um mergulho na vida e na obra do pintor, uma fala sobre sua produção em séries, suas fotos e vídeos. Além da palestra, intitulada Assim Hassis, serão exibidos dois curtas sobre a obra de Hassis: Batucada (4min30s) e Fpolis Era (8min40s). 
 
O projeto Gerações do Masc tem a proposta de realizar uma série de encontros bimestrais com o público ao longo de 2015, com o objetivo de difundir a história institucional do Masc ao convidar um artista, crítico de arte ou professor para falar sobre uma década específica de atuação do Museu e seus desdobramentos no campo das Artes Visuais. Em 2015, o Museu completou 66 anos de atividades. As duas primeiras edições contaram com a presença de José Maria Dias da Cruz, filho de Marques Rebelo, escritor carioca que trouxe a Florianópolis a grande Exposição de Arte Contemporânea em 1948, fato considerado o ponto de partida para a criação do então Museu de Arte Moderna de Florianópolis (MAMF); e de Tércio da Gama, artista florianopolitano que falou sobre a geração da década de 1960 no campo das Artes Visuais.  
 
Sobre Hassis
 
Natural de Curitiba (PR), de Hiedy Assis passou a H. Assis Corrêa, depois H. Assis, para resumir-se a Hassis. Residiu em Florianópolis desde 1928. Começou a demonstrar sua criatividade desde a infância, quando empolgava-se com as revistas em quadrinhos, seus movimentos, formas e cores. Foram diversos temas que abordou em sua obra, em murais, desenhos, pinturas, fotografias, vídeo e escultura. Participou de aproximadamente 213 coletivas e salões de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul. Conta com mais de 66 exposições individuais realizadas. 
 
Toda a evolução plástica de Hassis aborda seus registros de infância, situações do cotidiano, as marinhas, os temas sociais e sempre o folclore ilhéu, os lugares e personagens da terra catarinense, onde viveu desde os dois anos de idade até sua morte, em 2001, e também onde tornou-se marco importante no contexto de nossa arte.
 
Sobre os ministrantes
 
Denilson Antonio -  artista e professor, atua como educador e curador no Museu Hassis desde 2010. Dentre os projetos que desenvolveu, o mais importante conquistou menção honrosa no Prêmio Darcy Ribeiro, em 2012: o Museu Escola - Edição: Interação Museu e Escola - Reflexões sobre Mediação Educativa e Consonâncias com a Educação Contemporânea.
 
Leilah Correa Vieira - filha do artista plástico Hassis (1926-2001). Servidora pública federal, com formação em Direito, colaboradora da Fundação Hassis desde sua criação, em 2001.
 
Serviço:
 
O quê: Gerações Masc - Museu em movimento (anos 60), palestra Assim Hassis.
Quando: 30 de junho de 2015, às 16h30min
Local: Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC) - Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis (SC)
Participação gratuita.
Informações: (48) 3664-2630

Visita "Do cheio e do vazio: MASC, uma história em construção" mostra ao público história e parte do acervo do Museu

No dia do aniversário de Florianópolis*, e dando prosseguimento à série de eventos em comemoração dos 75 anos do Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), o Museu preparou uma tarde especial para o dia 23 de março, sábado. O…

MASC apresenta exposição-projeção e concerto no Dia da Mulher em comemoração dos 75 anos do Museu

Nesta sexta-feira, 8 de março, às 19h, ocorre no Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), o segundo evento em comemoração dos 75 anos do Museu de Arte de Santa Catarina, a ser realizado, intencionalmente, no Dia Internacional da…

Dia da Mulher: Orquestra de Cordas da Ilha apresenta concerto em homenagem a compositoras no MASC

Na próxima sexta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) recebe a apresentação do concerto Sufrágio Feminino, com a Orquestra de Cordas da Ilha apresentando repertório de…