MASCFacebookInstagram

Marca GOV 110px

O Gerações MASC - Museu em Movimento chega a sua 23ª edição com a conversa Roda Vida Carlos Asp, que terá como tema a trajetória do artista gaúcho com a participação da professora Dra. Sandra Ramalho e Oliveira, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). O encontro será no dia 18 de maio, às 17h, no Museu de Arte de Santa Catarina (MASC). O evento faz parte da 15ª Semana de Museus e ocorre na mesma data em que se comemora o Dia Internacional dos Museus. 
 
A dinâmica da conversa será diferente da habitualmente usada nos encontros do Gerações MASC: desta vez, o artista tema, Carlos Asp, estará no meio de uma roda formada pelo público e entrevistadores. "Como abordar a trajetória de um artista vivo, ativo e presente, sob o ponto de vista da academia? Seria ético apropriar-se de vida e obra para traduzi-las em uma linguagem hermética, às vezes arrogante? Como aproximar arte e artista de interessados em conhecê-los mais de perto? Como tornar dinâmico e agradável esse encontro? O círculo, figura tão presente nos trabalhos de Carlos Asp provocou a proposição de um formato diverso para esta edição", explica a professora Sandra Ramalho. 
 
Sobre Carlos Asp*
 
Carlos Asp é natural de Porto Alegre (RS), onde expôs pela primeira vez suas gravuras aos 17 anos. Em seus 50 anos de carreira, 40 deles em Santa Catarina, foi aluno, em cursos livres, de artistas como Paulo Porcella, Danúbio Gonçalves, Carlos Vergara, Paulo Roberto Leal, Tomoshigue Kusuno, entre outros. Nos anos 1970, ainda iniciante, participou do Jovem Arte Contemporânea (JAC), no Museu de Arte Contemporânea de São Paulo e do Arte Agora I: Brasil 70-75, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro como artista convidado. Em Porto Alegre, fez parte do Nervo-Óptico. No fim dos anos 1980, participou do X Salão de Artes Plásticas da FUNARTE-Minc. Asp também foi professor do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e, em 2015, expôs na 10ª Bienal do Mercosul, em Porto Alegre. Participou da 3ª Mostra do Programa de Exposições 2016, realizada pelo Centro Cultural São Paulo, em homenagem aos 40 anos do Nervo Óptico. 
 
* Com informações do site da Universidade Federal do Rio Grande do Sul  e do Museu Victor Meirelles, onde Asp está, até 24 de junho, com a exposição in ÚTIL PAISAGEM.
 
Sobre Sandra Ramalho e Oliveira
 
Professora e Pesquisadora da UDESC, é Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP e fez pós-doutorado na França. É autora dos livros Imagem também se lê, Moda também é texto, Sentidos à mesa e Diante de uma imagem; organizou, em coautoria, oito outros títulos de livros. Foi Presidente da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP), gestão 2007-2008; coordenou o Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UDESC entre 2009 e 2011. Presidiu bancas de doutorado na Université Paris Diderot (2011) e na Universitat de Barcelona (2013), além de outras no país. Esta edição do Projeto Gerações foi preparada e é apresentada com a participação de seus orientandos de doutorado Ana Sabiá, Airton Jordani, Janaí Pereira, Nanny Teixeira e das doutoras Cárlida Emerim e Luz Carpin, em pós-doutorado na UDESC sob sua supervisão.
 
Serviço:
 
O quê: Roda Vida Carlos Asp - Gerações MASC - Museu em Movimento
Quando: 18/05/2017, às 17h
Onde: Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) - Localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC)
Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis (SC)
Informações: (48) 3664-2630
Entrada gratuita

Visita "Do cheio e do vazio: MASC, uma história em construção" mostra ao público história e parte do acervo do Museu

No dia do aniversário de Florianópolis*, e dando prosseguimento à série de eventos em comemoração dos 75 anos do Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), o Museu preparou uma tarde especial para o dia 23 de março, sábado. O…

MASC apresenta exposição-projeção e concerto no Dia da Mulher em comemoração dos 75 anos do Museu

Nesta sexta-feira, 8 de março, às 19h, ocorre no Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), o segundo evento em comemoração dos 75 anos do Museu de Arte de Santa Catarina, a ser realizado, intencionalmente, no Dia Internacional da…

Dia da Mulher: Orquestra de Cordas da Ilha apresenta concerto em homenagem a compositoras no MASC

Na próxima sexta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) recebe a apresentação do concerto Sufrágio Feminino, com a Orquestra de Cordas da Ilha apresentando repertório de…